100 DVDs em apenas um disco? Holografia.

Empresa pesquisa o uso de discos holográficos para armazenar alto volume de dados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Já pensou em armazenar o conteúdo de 100 DVDs em apenas uma mídia do mesmo tamanho? Em breve, essa tecnologia estará disponível.

A General Electric está pesquisando o uso da holografia para armazenar os dados.

Com ajuda dessa tecnologia, as informações são codificadas em padrões de luz que ficam guardadas em um material sensível à luz.

Os hologramas funcionam como pequenos espelhos que refletem padrões de luz quando o laser se projeta sobre eles. A tecnologia permite armazenar um volume muito maior de dados que discos ópticos, como o DVD e até mesmo o mais avançado Blu-ray.

Em sua pesquisa, a GE começou a desenvolver uma tecnologia que usa hologramas mais simples e menores, o que pode reduzir o preço dos sistemas. Com a tecnologia pesquisada pela GE, discos de dimensões iguais às de um CD podem guardar até 500 GB – hoje os discos de Blu-Ray armazenam 25GB ou 50GB (em duas faces) e os DVDs chegam a no máximo 8,5GB.

A empresa deve apresentar a tecnologia na conferência de mídias óticas em Orlando, no próximo mês. A ideia da corporação é apresentar para estúdios de cinema, redes de TV, pesquisadores e hospitais, que precisam armazenar grandes volumes de dados.

A tecnologia está ainda em teste, mas a empresa InPhase Technologies estuda oferecer comercialmente ainda neste ano um sistema de armazenamento holográfico. A solução deverá custar em torno de US$ 18 mil.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Article by Thiago Tomais

Thiago Tomais tem 30 anos, é formado em Ciência da Computação e trabalha com tecnologia. Vive em SP: pouco na capital, pouco no litoral. Gosta de jogos, cinema, música e aventuras como: esportes radicais e grandes viagens.
Thiago Tomais tagged this post with: , , Read 192 articles by

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Imperdivel!