Conheça melhor seu inimigo ínitmo!
São números de assustar: 6 milhões de mortes ao ano no mundo por doenças associadas ao fumo ou cerca de 19.200 mortes diárias. E não é só o pulmão quem sofre – o coração também.
Na fumaça do cigarro, existem cerca de 4.700 substâncias tóxicas. A nicotina é umas delas; além de ser considera da o mais importante elemento tóxico, também causa dependência química. A fumaça do cigarro possui substâncias muito nocivas, que provocam irritação nos olhos e em todo o sistema respiratório.
Os não-fumantes também sofrem com a fumaça, embora em menor intensidade, dependendo de vários fatores como o grau de exposição e a qualidade da ventilação do ambiente. Por isso há leis que proibem o consumo de cigarros em hospitais, repartições públicas, táxis, ônibus, cinemas e restaurantes.
O QUE A NICOTINA FAZ?
Ela estimula a produção de adrenalina e acelera os batimentos cadíacos. Conseqüente, o coração passa a exigir mais oxigênio para suportar o ritmo intensificado das batidas. Como o monóxido de carbono de fumaça prejudica a absorção de oxigênio, o coração passa atrabalhar com falta deste importante elemento. Com isso, aumenta o número de batimentos cardíacos e a pressão arterial, ocasionando doenças no coração e hipertensão.
COMO PARAR DE FUMAR:
Os primeiros passos podem ser:
- Pensar no assunto;
- Tomar a decisão de parar de fumar;
- Reduzir o consumo de acordo com a possibilidade, ou terminar de uma vez;
- Não ficar com o maço de cigarros;
- Adquirir confiança de que é capaz;
- Sentir aos poucos os benefícios para a saúde e para o bolso.
E o mais importante: Procure seu médico que ele pode ajudá-lo(a) a parar de fumar!
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia – www.cardiol.br
One Comments