ATUALIZAÇÃO – 08/03/2015
Pessoal, sinto informar mas acabou. Quem não conseguiu aditar o FIES só poderá chorar e votar melhor nas eleições de 2018. O vídeo abaixo explica muita coisa:
ATUALIZAÇÃO 2 – 08/03/2015
Se você não faz parte nem do norte e nem do nordeste do país, DESISTA! E sinta-se discriminado pelo governo: MEC informa que Fies está priorizando Norte e Nordeste em 2015 (clique no link para ler a matéria)
Depois da mudança nas regras do FIES, o governo atualizou o site e milhares de pessoas estão com problemas para realizar desde a inscrição até o aditamento. Como os principais veículos de informação têm divulgado, nem pelo 0800 tem funcionado.
Eu, por sorte, acabei conseguindo aditar um contrato no FIES. Pra conseguir você vai precisar:
- Ser cadastrado no FIES;
- Possuir acesso ao SITE;
- Paciência;
- Google Chrome.
Não tive a oportunidade de testar “ideias” para outros procedimentos, mas para o aditamento eu consegui!
PASSO 1 – Acesso ao site
Para acessar o site clique aqui. Você será solicitado do seu CPF, sua senha e a provar que é um humano copiando o código da imagem:
PASSO 2 – Preenchendo o formulário
É provável que você já tenha feito isso diversas vezes. Eu recomendo que faça novamente e aguarde uns 2 minutos e vá para o próximo passo. Monitorando o tráfego de dados notei que ele dá um erro e encerra sua sessão se você insistir muitas vezes, logo, clique no botão apenas uma vez e aguarde:
PASSO 3 – Removendo o formulário
Você não leu errado! Percebendo que o servidor recebe as informações mas apenas não consegue enviar uma resposta adequada para o programa, há a necessidade de tirar este formulário da tela para ter acesso ao menu “ADITAMENTO”. Ele fica no menu da direita. É o segundo link em azul, logo abaixo do quadro que tem título amarelo.
Como fazer isso?
Utilizando o navegador GOOGLE Chrome, aperte a tecla F12 e verá um menu conforme abaixo:
Perceba uma barra cinza entre o conteúdo do site e a parte branca que contem os códigos. Clique no último item desta barra, o “Console”:
A 3ª linha, que conmeça com “document.getElements….” eu mesmo escrevi. Peço que copie o código abaixo e aperte a tecla “Enter”, no seu teclado, para esconder a camada que fica por cima do site:
document.getElementsByClassName("ui-widget-overlay")[0].style.display='none'
Perceba que o comando aceito fica em azul e o atributo “none” aparece logo abaixo:
Repita o procedimento para remover o formulário:
document.getElementsByClassName("ui-dialog ui-widget ui-widget-content ui-corner-all")[0].style.display='none'
Finalizando!
Com os dados enviados e o acesso ao menu do aditamento, é só selecionar o semestre atual e prosseguir normalmente. Não clique mais de uma vez em nada, tenha paciência! O código de confirmação no celular chegou normalmente e o site aceitou.
Um e-mail e um SMS de confirmação do aditamento foram enviados? Perfeito! Pode voltar às aulas tranquilo!
Se funcionou pra você, por favor deixe um comentário e compartilhe este post! Caso não tenha funcionado, comente com a sua dúvida.
Boa sorte!
pois eles pedem 9digitos mas so cabem 8… sou de SP tbm
sera que tem como configurar alguma coisa?
abraços!
já pensou na ideia??
Logo após colocar o código e dar enter aparece:
” Uncaught TypeError: Cannot read property ‘style’ of undefined”
Abraço forte de Mato Grosso 😉
Valeu !
Tudo funciona perfeitamente bem, mas sem o atual nono dígito de São Paulo o SMS não chega. Algo pode ser feito?
De qualquer maneira, obrigada, você está ajudando muita gente com essa atitude.
Mas o meu não passa do passo 2.
Chega na hora de clicar no “F12” não acontece nada.
Infelizmente com tantas tentativas eu botei meu email errado , como faço agora para mudar o email depois que a atualização do cadastro ja ter sido feita?
no meu caso fiz o login porem na hora de atualizar os dados meu e-mail foi errado. e agora não consigo ter mais acesso se não confirmar esse e-mail que mandou para um e-mail que acho que não existe por ter digitado errado. tentei o auto atendimento do sistema do fies hoje e so o que consegui foi abri uma protocolo que ate agora não tive resposta. logo apelei para o 0800 e também sem êxito! preciso de uma ajuda o que devo fazer para tentar resolver esse problema o mais rápido possível! Fico grato pela ajuda !
Uma duvida o meu em situação também ficou “validado para contratacao”, o que significa?